Construir com Qualidade

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Energia solar, boa opção

A redução de energia compensaria o pagamento mais caro do aquecedor
- O Brasil convive com tarifas elétricas mais caras e a possibilidade de racionamento da energia. Não obstante, pouco avança no aproveitamento das energias alternativas, entre elas a solar. Os entraves sucedem no que concerne aos projetos de larga escala, bem como na produção industrial ou doméstica. Há quatro anos, a empresa de pesquisa energética (EPE) anunciava um audacioso plano para instalação até o final deste ano de placas solares, em dois milhões de residências no Minha Casa Minha Vida. As informações da Caixa Econômica revelam, contudo, que só 200 mil casas tiveram o sistema de aquecimento solar viabilizado, correspondendo a apenas 10% da meta governamental. São evidentes os benefícios da proposta do Executivo e se efetivados trariam economias de energia, equivalente ao consumo de uma grande cidade e retirando da atmosfera gases nocivos do efeito estufa, correspondente ao volume igual às emissões veiculares da frota de carros do Distrito Federal. Sem efetivar o planejamento concebido o governo adotou o uso de tecnologia obsoleta e já ultrapassada, tendo o usuário a necessidade do desligamento do sistema, na hipótese da ausência do sol. A opção mais vantajosa consiste na adoção do chuveiro "flex", que faria a operação automaticamente. A redução de energia, com o emprego de tecnologia moderna, compensaria o pagamento mais caro do aquecedor. À semelhança das demais políticas energéticas, faltam o planejamento e o incentivo governamental. Hoje, somente as residências luxuosas ou sistemas hoteleiros têm sistemas de aquecimento solar nas suas coberturas. A situação em São Paulo não foi diferente, depois do anuncio de metas ambiciosas, nas casas construídas pela CDHU.
Excessiva tributação, igualmente, onera a venda do equipamento solar. Tudo isso resulta que apenas 2,2 megawatts (MW) foram instalados até agora com os microgeradores solares residenciais.

Autor: Luiz Gonzaga Bertelli Vice da Associação Comercial de SP, Diretor da FIESP-CIESP
Contato: presidente@cieesp.org.br 
Fonte: CBIC



quarta-feira, 3 de setembro de 2014

QUALIDADE E VIDA ÚTIL DAS EDIFICAÇÕES


A expectativa dos consumidores de imóveis em relação à qualidade de uma edificação ou de um apartamento ou casa sempre estão associadas a uma questão temporal, expressa pela vida útil. Afinal, de que adianta adquirir um imóvel que tenha qualidade no momento da entrega, mas que, em pouco tempo, apresente diversos defeitos? Ou ainda, que exija gastos em manutenção muito acima dos previstos após poucos anos de uso? Este tema foi objeto de um artigo publicado em 2012 e agora merece uma nova reflexão em função do atual momento de mercado imobiliário brasileiro.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O alto custo da burocracia

Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF)

Pesquisa realizada pela Booz & Company, por iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), chegou a uma conclusão impressionante: a de que a burocracia pode aumentar em até 12% o custo do imóvel no Brasil.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

SETE PERGUNTAS SOBRE A NORMA DE DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES

Guia Orientativo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção interpreta os principais pontos das novas regras da ABNT para casas e apartamentos. 
Veja abaixo exemplos de informações importantes para construtores e consumidores:

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A tributação do contrato de empreitada com faturamento direto para o cliente

É muito comum nos contratos de empreitada na construção civil a cláusula de faturamento direto, onde a empreiteira contratada assume a responsabilidade do preço, porém os materiais são adquiridos em nome da empresa contratante e quitados diretamente por esta.
Tal prática reduz a carga tributária do PIS e da COFINS que incide sobre o faturamento á alíquota de 3,65%, por outro lado, as empresas contratadas tributadas pelo lucro presumido terão o acréscimo de 5,40% sobre a receita faturada de IR e CSLL, mesmo que haja faturamento direto de materiais parcialmente.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

PLANEJAMENTO URBANO COM FOCO SUSTENTÁVEL

Nos últimos anos, o Brasil tem se destacado no cenário mundial no que se refere ao desenvolvimento da indústria da construção sustentável. Esse crescimento se dá muito em função das exigências impostas pela própria sociedade, cada vez mais ciente das necessidades de se buscar produtos e procedimentos que sejam amigáveis ao meio ambiente e, consequentemente, à vida.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

INFILTRAÇÃO: O GRANDE VILÃO DO PÓS-OBRA


Os serviços de manutenção pós-obra, por indesejados que sejam, vez por outra são necessários e as construtoras devem estar preparadas para lidar com estas situações quando porventura surgirem. Ao receber a informação de qualquer problema ocorrido nos empreendimentos entregues, a empresa tem a responsabilidade de dar um atendimento e retorno adequados aos seus clientes, inclusive realizando os reparos necessários quando aplicável. Dentro deste cenário destacam-se as infiltrações, que em diversos casos acabam danificando pinturas, forros e móveis, dando origem a mofos e eventualmente até complicações respiratórias, causando muitos transtornos e prejuízos.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

ACESSIBILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil cerca de 45,6 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, visual, auditiva, motora ou mental. Além desse número elevado de portadores de necessidades, há também aquelas pessoas que possuem capacidades físicas reduzidas, como idosos, gestantes, mães com carrinho de bebê, entre outros.
Essa parcela de mais de 23,9% da população enfrenta grandes dificuldades para realizarem atividades simples todos os dias, como trabalhar, estudar, e até mesmo ao comprar um imóvel, tudo isso devido à falta de acessibilidade encontrada nos mais variados ambientes, que acaba excluindo milhões de pessoas ao direito da livre locomoção. 

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Melhor prevenir

Prevenção e Saúde

No dia 27 de julho, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que marca a luta dos prevencionistas por melhores condições de segurança e saúde no trabalho, além de conscientizar os trabalhadores sobre a importância de desempenharem suas atividades com segurança.

Declaração para regularizar obras já pode ser feita pela internet

Novo sistema funcionará de forma semelhante à da declaração do Imposto de Renda

Pessoas físicas e jurídicas que precisam regularizar obras de construção civil Receita Federal poderão entregar pela internet a Diso (Declaração e Informações sobre Obra).

segunda-feira, 7 de julho de 2014

7 megatendências em construção sustentável para 2014

Para Jerry Yudelson um dos principais consultores do mundo em construção sustentável, autor de mais de 13 livros sobre o tema,  “edifício verde é o tsunami do futuro que irá inundar todo o setor imobiliário”.
1 - Mercado em alta
No topo da lista de Yudelson está a previsão de que o mercado de construção sustentável vai continuar seu forte crescimento em 2014, com a edificação de novos imóveis comerciais em conjunto com o governo, universidades e instituições sem fins lucrativos. "Edifício verde é o tsunami do futuro que irá inundar todo o setor imobiliário", diz.
No Brasil, o mercado da construção sustentável tem passado ileso pelo desempenho errático da economia nos últimos anos. De acordo com um estudo realizado pela EY (antiga Ernst & Young), em 2012, os prédios verdes movimentaram R$ 13,6 bilhões no país. O valor dos imóveis que reivindicam a certificação alcançou 8,3% do total do PIB de edificações naquele ano, que foi de R$ 163 bilhões.

Terceira etapa do Minha Casa Minha Vida

Nova etapa terá meta de contratação de 3 milhões de novas unidades habitacionais


A presidenta Dilma Rousseff lança nesta quinta-feira (3 de julho) a terceira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida, que tem por meta a contratação, a partir de 2015, de 3 milhões de novas unidades habitacionais. O lançamento estava previsto para o mês de junho, segundo anúncio feito após a presidenta se encontrar com representantes da construção civil e ministros ligados à área.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Técnica de construção rápida e sustentável

Steel Frame

O Steel frame é um sistema construtivo que faz parte do Sistema CES - Construção Energitérmica Sustentável.
A estrutura é composta por perfis leves de aço que em conjunto com as placas estruturais LP OSB Home Plus formam painéis estruturais (diafragma) capazes de resistir às cargas verticais (telhados e pavimentos), perpendiculares (ventos) e de corte transmitir as cargas até a fundação.

domingo, 29 de junho de 2014

Trabalho em equipe nas organizações


No ambiente profissional o talento humano, a criatividade e o conhecimento se tornaram os recursos mais escassos para as organizações, sendo comum os gestores falarem sobre a falta de capacidade de seus profissionais. No entanto, a solução não está na contratação de pessoas perfeitas, mas sim na soma e desenvolvimento das habilidades de cada um dos colaboradores, que podem ser obtidos através do trabalho em equipe. 

terça-feira, 24 de junho de 2014

A importância do planejamento para as Construtoras


O ato de planejar faz parte da metodologia conhecida como ciclo PDCA (do inglês Plan, Do, Check e Act), sendo considerado o elemento impulsionador de um Sistema de qualidade de sucesso, pois contribui como facilitador na tomada de decisões.
O planejamento é uma ferramenta que define os objetivos que a empresa quer alcançar, traçando metas efetivas de como obter os resultados esperados. É saber como serão desenvolvidos todos os processos, é pensar como satisfazer o cliente, como agir diante da concorrência e em quais diferenciais de mercado deve-se investir. 

domingo, 22 de junho de 2014

Dúvidas frequentes sobre Qualidade na Construção Civil

Nos últimos anos o ramo da construção civil vem crescendo e se desenvolvendo de forma acelerada, e com isso várias empresas surgiram aproveitando esta oportunidade. Porém, com os clientes mais exigentes e com o grande número de concorrentes no mercado, o sucesso das empresas depende da qualidade de seus produtos e serviços, bem como do preço competitivo. Com base nisso, um grande número de empresas construtoras está investindo na implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade, para conseguirem desenvolver bons produtos a baixo custo e satisfazer seus clientes, com melhores resultados financeiros.
Muitas pessoas ainda possuem um pensamento equivocado sobre o Sistema de Gestão da Qualidade, achando que é algo distante, complicado e enrolado, e com isso deixam de eliminar fontes de desperdícios e perdem a chance de aproveitar esta fase que o setor vem passando. Por isso, esclarecemos aqui algumas das dúvidas mais comuns que as empresas têm em relação à qualidade: