Construir com Qualidade

domingo, 22 de junho de 2014

Dúvidas frequentes sobre Qualidade na Construção Civil

Nos últimos anos o ramo da construção civil vem crescendo e se desenvolvendo de forma acelerada, e com isso várias empresas surgiram aproveitando esta oportunidade. Porém, com os clientes mais exigentes e com o grande número de concorrentes no mercado, o sucesso das empresas depende da qualidade de seus produtos e serviços, bem como do preço competitivo. Com base nisso, um grande número de empresas construtoras está investindo na implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade, para conseguirem desenvolver bons produtos a baixo custo e satisfazer seus clientes, com melhores resultados financeiros.
Muitas pessoas ainda possuem um pensamento equivocado sobre o Sistema de Gestão da Qualidade, achando que é algo distante, complicado e enrolado, e com isso deixam de eliminar fontes de desperdícios e perdem a chance de aproveitar esta fase que o setor vem passando. Por isso, esclarecemos aqui algumas das dúvidas mais comuns que as empresas têm em relação à qualidade:

1)   Mas afinal o que é qualidade?
Qualidade tem um conceito subjetivo, é definida pelo consumidor de acordo com a sua percepção. Um produto de qualidade deve atender as necessidades e as exigências dos clientes a um preço ou custo aceitável.

2) O que é Sistema de Gestão da Qualidade, ISO 9001 e PBQP-h?
Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é uma ferramenta criada para aumentar a satisfação dos clientes e os resultados da empresa, por meio da padronização, controle e melhoria contínua dos processos. Esses procedimentos são formalizados e implantados direcionando os diversos setores da empresa para o atendimento de objetivos específicos; analisando eficácia dos resultados obtidos para a tomada de decisões.
A ISO 9001 é uma norma reconhecida internacionalmente, que define os parâmetros básicos e os requisitos mínimos necessários para a implantação de um SGQ eficaz e eficiente em uma organização. Quando uma empresa atende a todos estes requisitos, pode solicitar a certificação de seu Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com os padrões normativos.
O PBQP-h (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) é um instrumento instituído pelo Governo Federal que tem como questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. Ele é regido pela norma SiAC que abrange os requisitos da ISO 9001, porém  inclui também requisitos específicos voltados para a área da construção civil.

3) Quais as vantagens que o Sistema de Gestão da Qualidade trará para minha empresa?
Uma das maiores e mais rápidas vantagens percebida é a drástica redução de desperdícios e retrabalhos nas obras, pois os colaboradores preparados e conscientizados executam o serviço corretamente na primeira vez. Isso causa um grande impacto na lucratividade da empresa, aumentando consideravelmente os lucros devido à redução de onerosos custos com materiais, equipamentos e mão-de-obra.
Os processos de controle e registro de informações possibilitam à empresa o levantamento dos custos reais das suas obras, que podem ser analisados detalhadamente para adoção de medidas de melhoria. Com os controles e inspeções, quaisquer desvios ou defeitos podem ser identificados e corrigidos assim que surgirem, evitando que se tornem grandes problemas mais tarde.
Ao receber um produto que foi construído com qualidade e passou por uma série de testes e conferências, os clientes ficarão mais satisfeitos e ajudarão a divulgar no mercado a boa imagem da construtora, ao invés de reclamações.
Outro fator relevante a ser considerado é a viabilidade de Empresas certificadas a obter liberação de financiamentos construtivos junto aos bancos públicos e privados, sendo um requisito obrigatório para essas instituições financeiras.
Estas são apenas algumas das muitas vantagens que irão surgir quando a empresa estiver comprometida com a qualidade.

4) Quais empresas podem implantar esse Sistema?
Todas as organizações, de micro a grandes empresas, podem implantar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade e obter seus benefícios. Os requisitos de um SGQ não levam em consideração o tamanho das organizações, e sim os aspectos básicos para uma gestão eficiente da empresa.
No entanto, cada empresa deve organizar-se de acordo com a sua estrutura garantindo que todas as tarefas relacionadas ao SGQ sejam executadas para que o sistema seja eficaz.

5) O Sistema de Gestão da Qualidade é muito burocrático?
O Sistema de Gestão da Qualidade envolve a manutenção de uma série de documentos e registros, alguns dos quais são exigidos pelas normas SiAC e ISO 9001. Existem algumas exigências que precisam ser incluídas na elaboração documental e outras que deverão ser adaptadas às necessidades da empresa, e é importante que toda a documentação seja ajustada à realidade da organização. Porém, quem determina se as ações serão burocratizadas é o próprio consultor, os registros devem ser práticos, de fácil preenchimento e cumprir a função para o qual foi proposto.
Para garantir a qualidade e a satisfação dos clientes devem-se registrar alguns documentos fundamentais que se foram realizados verbalmente serão mais vulneráveis a erros, prejuízos e insatisfações. Imagine a sua empresa efetuando uma compra verbalmente com o seu fornecedor, você pediu que ele te entregasse um produto X, porém no momento do recebimento o produto entregue foi outro, como você exigirá troca ou devolução do produto se não ficou registrado o que você solicitou?

6) Qual o investimento para implantar e manter o Sistema de Gestão da Qualidade?
Um Sistema de Gestão da Qualidade é basicamente um conjunto de boas práticas de gestão. Portanto, as atividades necessárias à manutenção da qualidade são inerentes aos processos da própria empresa e não geram custos extras.
Para a implantação do Sistema de Gestão de Qualidade é necessário primeiramente analisar se a estrutura da empresa já está organizada, e eventualmente pode ser necessário investir em equipamentos ou pessoal. Depois disso, pode ser desenvolvida a documentação relacionada aos processos da empresa, treinar os envolvidos, e orientá-los na análise dos dados e tomada de decisões.
Além disso, a empresa também terá custos relacionados às auditorias e certificações – caso queiram ter seu SGQ certificado. No entanto, várias empresas utilizam o Sistema para gestão administrativa e organizacional sem certificá-lo.
Desta forma, os custos são muito pequenos quando comparados à todas as vantagens obtidas com a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade.

7) Como posso implantar um Sistema de Gestão da Qualidade em minha empresa?
Para a implantação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade é fundamental o suporte de um profissional qualificado, propondo alternativas de soluções e agindo como facilitador nas dificuldades encontradas no decorrer do processo.
Primeiramente é realizada uma análise da empresa, segmento de mercado e produtos comercializados, com base nesse estudo inicia-se a elaboração documental adequando à realidade da empresa. Após a documentação implementada, realiza-se os treinamentos com os colaboradores envolvidos, para posteriormente gerar os registros.
Se a empresa possui interesse em certificar, depois da implantação é encaminhada uma declaração ao Ministério das Cidades para a Adesão ao PBQP-h, em seguida define-se com a empresa o nível a ser implantado “B” ou “A” e ISO 9001, conforme estrutura e organização da mesma.
O período de adesão, bem como certificação é válido por um ano, tempo utilizado para implantar e manter o sistema de gestão. Para verificar a conformidade do Sistema nesse período a empresa passa por uma Auditoria Externa anualmente.
Caso sua empresa tem interesse em implantar o SGQ, coloco-me a disposição para uma visita a fim de repassar maiores informações e esclarecer possíveis dúvidas.


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