Nos últimos anos o ramo da construção civil vem crescendo e
se desenvolvendo de forma acelerada, e com isso várias empresas surgiram aproveitando
esta oportunidade. Porém, com os clientes mais exigentes e com o grande número
de concorrentes no mercado, o sucesso das empresas depende da qualidade de seus
produtos e serviços, bem como do preço competitivo. Com base nisso, um grande
número de empresas construtoras está investindo na implantação de Sistemas de
Gestão da Qualidade, para conseguirem desenvolver bons produtos a baixo custo e
satisfazer seus clientes, com melhores resultados financeiros.
Muitas pessoas ainda possuem um pensamento equivocado sobre
o Sistema de Gestão da Qualidade, achando que é algo distante, complicado e
enrolado, e com isso deixam de eliminar fontes de desperdícios e perdem a
chance de aproveitar esta fase que o setor vem passando. Por isso, esclarecemos
aqui algumas das dúvidas mais comuns que as empresas têm em relação à
qualidade:
1) Mas afinal o
que é qualidade?
Qualidade tem um conceito
subjetivo, é definida pelo consumidor de acordo com a sua percepção. Um produto
de qualidade deve atender as necessidades e as exigências dos clientes a um
preço ou custo aceitável.
2) O que é Sistema de Gestão da Qualidade,
ISO 9001 e PBQP-h?
Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é uma ferramenta
criada para aumentar a satisfação dos clientes e os resultados da empresa, por
meio da padronização, controle e melhoria contínua dos processos. Esses procedimentos
são formalizados e implantados direcionando os diversos setores da empresa para
o atendimento de objetivos específicos; analisando eficácia dos resultados
obtidos para a tomada de decisões.
A ISO 9001 é uma norma reconhecida internacionalmente, que
define os parâmetros básicos e os requisitos mínimos necessários para a
implantação de um SGQ eficaz e eficiente em uma organização. Quando uma empresa
atende a todos estes requisitos, pode solicitar a certificação de seu Sistema
de Gestão da Qualidade, de acordo com os padrões normativos.
O PBQP-h (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade
do Habitat) é um instrumento instituído pelo Governo Federal que tem como
questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização
produtiva. Ele é regido pela norma SiAC que abrange os requisitos da ISO 9001,
porém inclui também requisitos
específicos voltados para a área da construção civil.
3) Quais as
vantagens que o Sistema de Gestão da Qualidade trará para minha empresa?
Uma das maiores e mais rápidas vantagens percebida é a
drástica redução de desperdícios e retrabalhos nas obras, pois os colaboradores
preparados e conscientizados executam o serviço corretamente na primeira vez.
Isso causa um grande impacto na lucratividade da empresa, aumentando
consideravelmente os lucros devido à redução de onerosos custos com materiais,
equipamentos e mão-de-obra.
Os processos de controle e registro de informações
possibilitam à empresa o levantamento dos custos reais das suas obras, que
podem ser analisados detalhadamente para adoção de medidas de melhoria. Com os
controles e inspeções, quaisquer desvios ou defeitos podem ser identificados e
corrigidos assim que surgirem, evitando que se tornem grandes problemas mais
tarde.
Ao receber um produto que foi construído com qualidade e
passou por uma série de testes e conferências, os clientes ficarão mais
satisfeitos e ajudarão a divulgar no mercado a boa imagem da construtora, ao
invés de reclamações.
Outro fator relevante a ser considerado é a viabilidade de Empresas
certificadas a obter liberação de financiamentos construtivos junto aos bancos
públicos e privados, sendo um requisito obrigatório para essas instituições
financeiras.
Estas são apenas algumas das muitas vantagens que irão
surgir quando a empresa estiver comprometida com a qualidade.
4) Quais empresas
podem implantar esse Sistema?
Todas as organizações, de micro a grandes empresas, podem implantar
e manter um Sistema de Gestão da Qualidade e obter seus benefícios. Os
requisitos de um SGQ não levam em consideração o tamanho das organizações, e
sim os aspectos básicos para uma gestão eficiente da empresa.
No entanto, cada empresa deve organizar-se de acordo com a
sua estrutura garantindo que todas as tarefas relacionadas ao SGQ sejam
executadas para que o sistema seja eficaz.
5) O Sistema de
Gestão da Qualidade é muito burocrático?
O Sistema de Gestão da Qualidade envolve a manutenção de
uma série de documentos e registros, alguns dos quais são exigidos pelas normas
SiAC e ISO 9001. Existem algumas exigências que precisam ser incluídas na elaboração
documental e outras que deverão ser adaptadas às necessidades da empresa, e é
importante que toda a documentação seja ajustada à realidade da organização. Porém,
quem determina se as ações serão burocratizadas é o próprio consultor, os
registros devem ser práticos, de fácil preenchimento e cumprir a função para o
qual foi proposto.
Para garantir a qualidade e a satisfação dos clientes devem-se
registrar alguns documentos fundamentais que se foram realizados verbalmente
serão mais vulneráveis a erros, prejuízos e insatisfações. Imagine a sua
empresa efetuando uma compra verbalmente com o seu fornecedor, você pediu que
ele te entregasse um produto X, porém no momento do recebimento o produto
entregue foi outro, como você exigirá troca ou devolução do produto se não
ficou registrado o que você solicitou?
6) Qual o
investimento para implantar e manter o Sistema de Gestão da Qualidade?
Um Sistema de Gestão da Qualidade é basicamente um conjunto
de boas práticas de gestão. Portanto, as atividades necessárias à manutenção da
qualidade são inerentes aos processos da própria empresa e não geram custos
extras.
Para a implantação do Sistema de Gestão de Qualidade é
necessário primeiramente analisar se a estrutura da empresa já está organizada,
e eventualmente pode ser necessário investir em equipamentos ou pessoal. Depois
disso, pode ser desenvolvida a documentação relacionada aos processos da
empresa, treinar os envolvidos, e orientá-los na análise dos dados e tomada de
decisões.
Além disso, a empresa também terá custos relacionados às
auditorias e certificações – caso queiram ter seu SGQ certificado. No entanto,
várias empresas utilizam o Sistema para gestão administrativa e organizacional
sem certificá-lo.
Desta forma, os custos são muito pequenos quando comparados
à todas as vantagens obtidas com a implantação do Sistema de Gestão da
Qualidade.
7) Como posso
implantar um Sistema de Gestão da Qualidade em minha empresa?
Para a
implantação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade é fundamental o
suporte de um profissional qualificado, propondo alternativas de soluções e
agindo como facilitador nas dificuldades encontradas no decorrer do processo.
Primeiramente é
realizada uma análise da empresa, segmento de mercado e produtos
comercializados, com base nesse estudo inicia-se a elaboração documental
adequando à realidade da empresa. Após a documentação implementada, realiza-se
os treinamentos com os colaboradores envolvidos, para posteriormente gerar os
registros.
Se a empresa
possui interesse em certificar, depois da implantação é encaminhada uma
declaração ao Ministério das Cidades para a Adesão ao PBQP-h, em seguida
define-se com a empresa o nível a ser implantado “B” ou “A” e ISO 9001,
conforme estrutura e organização da mesma.
O período de
adesão, bem como certificação é válido por um ano, tempo utilizado para
implantar e manter o sistema de gestão. Para verificar a conformidade do
Sistema nesse período a empresa passa por uma Auditoria Externa anualmente.
Caso sua empresa tem interesse em implantar o SGQ, coloco-me a disposição para uma visita a fim de repassar maiores informações e esclarecer possíveis dúvidas.
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