Construir com Qualidade

domingo, 29 de junho de 2014

Trabalho em equipe nas organizações


No ambiente profissional o talento humano, a criatividade e o conhecimento se tornaram os recursos mais escassos para as organizações, sendo comum os gestores falarem sobre a falta de capacidade de seus profissionais. No entanto, a solução não está na contratação de pessoas perfeitas, mas sim na soma e desenvolvimento das habilidades de cada um dos colaboradores, que podem ser obtidos através do trabalho em equipe. 

Atualmente, em muitas empresas as pessoas trabalham de forma individual ou mesmo em “grupos”, mas não em equipe. Nestes casos os trabalhadores geralmente desempenham suas tarefas agindo de acordo com seus próprios objetivos, prioridades e interesses; e desta forma as diferentes opiniões acabam gerando uma série de transtornos, conflitos e desavenças entre as pessoas, ocasionando desmotivação dos colaboradores e redução nos resultados da empresa. Alguns grupos até possuem metas e as pessoas realmente se esforçam para atingi-las, mas não conhecem os efeitos causados nos outros setores da empresa, ou no produto final.
Para as organizações o trabalho em equipe é muito importante, pois possibilita interação entre os membros, que agem de maneira simultânea, com mais agilidade, tudo é para o bem de todos e não existe competição, pois o resultado será da equipe. Isso otimiza o tempo dos indivíduos e contribui para um clima organizacional mais agradável e motivado. Um ambiente que possui sinergia favorece no aceite de idéias diferentes e torna o trabalho prazeroso, agregando valor e gerando confiança entre as pessoas, e enfim beneficiando a empresa como um todo.
 Como fazer os colaboradores trabalharem em equipe? 
Para transformar grupos em equipe, o gestor deve dar o passo inicial, sabendo liderar e conduzir os colaboradores, repassando as informações e orientações necessárias para essa mudança. Pois sem direção as pessoas jamais saberão aonde querem chegar.
Em seguida é preciso determinar objetivos comuns para a equipe e atuar no cumprimento de metas especificas, assim toda empresa irá trabalhar com o mesmo foco. Também é necessário dar responsabilidades para todos os envolvidos nas atividades realizadas, para que cada pessoa reconheça sua importância de conquistar o sucesso ou fracasso. É muito importante também o gestor juntar os esforços individuais e as habilidades de cada membro para resolver os problemas durante o desenvolvimento das metas. Se o gestor passar segurança e souber administrar conflitos, criar comunicação entre as pessoas, proatividade, inovação e confiança ficará mais fácil e tomará a melhor decisão para a empresa.  
É preciso ter em mente que trabalhar em equipe não é apenas unir um conjunto de pessoas para realizar as atividades, e sim compartilhar idéias e informações necessárias para todos os membros. O trabalho em equipe também requer muita harmonia e respeito que devem ser cultivados em todas as ocasiões. Afinal, uma empresa é a soma de todas as pessoas que nela trabalham, se essas pessoas realizarem um trabalho eficaz a organização terá sucesso.




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