No ambiente profissional o talento humano, a criatividade e o
conhecimento se tornaram os recursos mais escassos para as organizações, sendo
comum os gestores falarem sobre a falta de capacidade de seus profissionais. No
entanto, a solução não está na contratação de pessoas perfeitas, mas sim na
soma e desenvolvimento das habilidades de cada um dos colaboradores, que podem
ser obtidos através do trabalho em equipe.
Atualmente,
em muitas empresas as pessoas trabalham de forma individual ou mesmo em
“grupos”, mas não em equipe. Nestes casos os trabalhadores geralmente
desempenham suas tarefas agindo de acordo com seus próprios objetivos,
prioridades e interesses; e desta forma as diferentes opiniões acabam gerando
uma série de transtornos, conflitos e desavenças entre as pessoas, ocasionando
desmotivação dos colaboradores e redução nos resultados da empresa. Alguns
grupos até possuem metas e as pessoas realmente se esforçam para atingi-las,
mas não conhecem os efeitos causados nos outros setores da empresa, ou no
produto final.
Para
as organizações o trabalho em equipe é muito importante, pois possibilita
interação entre os membros, que agem de maneira simultânea, com mais agilidade,
tudo é para o bem de todos e não existe competição, pois o resultado será da
equipe. Isso otimiza o tempo dos indivíduos e contribui para um clima
organizacional mais agradável e motivado. Um ambiente que possui sinergia
favorece no aceite de idéias diferentes e torna o trabalho prazeroso, agregando
valor e gerando confiança entre as pessoas, e enfim beneficiando a empresa como
um todo.
Como
fazer os colaboradores trabalharem em equipe?
Para
transformar grupos em equipe, o gestor deve dar o passo inicial, sabendo
liderar e conduzir os colaboradores, repassando as informações e orientações
necessárias para essa mudança. Pois sem direção as pessoas jamais saberão aonde
querem chegar.
Em
seguida é preciso determinar objetivos comuns para a equipe e atuar no
cumprimento de metas especificas, assim
toda empresa irá trabalhar com o mesmo foco. Também é necessário dar
responsabilidades para todos os envolvidos nas atividades realizadas, para que cada
pessoa reconheça sua importância de conquistar o sucesso ou fracasso. É muito
importante também o gestor juntar os esforços individuais e as habilidades de
cada membro para resolver os problemas durante o desenvolvimento das metas. Se
o gestor passar segurança e souber administrar
conflitos, criar comunicação entre as pessoas, proatividade, inovação e
confiança ficará mais fácil e
tomará a melhor decisão para a empresa.
É preciso ter em mente que trabalhar em equipe não é apenas unir
um conjunto de pessoas para realizar as atividades, e sim compartilhar idéias e
informações necessárias para todos os membros. O trabalho em equipe também
requer muita harmonia e respeito que devem ser cultivados em todas as ocasiões.
Afinal, uma empresa é a soma de todas as pessoas que nela trabalham, se essas
pessoas realizarem um trabalho eficaz a organização terá sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário